O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO?

 

Muitos especialistas em administração de empresa, estudiosos de diversas áreas, têm conceituado o tema “Gestão do Conhecimento” de diversas maneiras. Cada definição publicada traz uma compreensão do assunto de forma rasa e sucinta. A gestão do conhecimento, na verdade, parece não ter uma conceituação cartesianamente definida, ela pode ser considerada como um conjunto de conceitos, recursos e mecanismos que, juntos, tornam as empresas mais saudáveis, prazerosas, inovadoras e competitivas.

Se considerarmos gestão do conhecimento como efeito resultante de uma variedade de causas, poderemos ter uma visualização mais ampla das questões que envolvem a inovação organizacional que está revolucionando a administração das empresas.

 

 

Assim como cada Ser Humano tem o seu composto orgânico, denominado DNA, cujas moléculas possuem as instruções genéticas para coordenar o desenvolvimento e funcionamento do indivíduo, o mesmo ocorre com as empresas.  Cada uma tem o seu próprio DNA e possui o seu próprio repositório de conhecimentos tácitos (conhecimentos que encontram-se nos indivíduos – inteligência e força de trabalho) e conhecimentos explícitos (conhecimentos embutidos nos seus produtos, nos seus processos, seus maquinários, softwares e bases de dados etc).

 No Ser Humano, para que haja a homeostase ou um equilíbrio funcional, faz-se necessário a estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções. Na natureza orgânica de uma empresa, esta homeostase está condicionada ao funcionamento interno em consonância com as exigências do ambiente externo.

A circulação do sangue no corpo humano é realizada por meio do bombeamento do coração que o envia para as artérias. Metaforicamente, na empresa, podemos considerar que o sangue seja o conhecimento e a sua circulação se dá impulsionada pela constante conversão dos conhecimentos tácitos para os explícitos ou dos explícitos para os tácitos.

Se considerarmos que o sangue está para o corpo humano, assim como o conhecimento está para uma empresa, podemos concluir então que a decisão de gerir conhecimento numa empresa não é opcional, é uma condição necessária para sua existência. Diante desta conclusão, assim como o sangue necessita de nutrientes, proteínas para causar um bom funcionamento do cérebro e do corpo, assim também acontece com as empresas, com relação ao conhecimento do negócio, faz-se necessário que o conhecimento esteja organizado, tratado, disponibilizado e, acima de tudo, utilizado para gerar um ótimo funcionamento da empresa.

 

CONSULTORIA EM GESTÃO DO CONHECIMENTO

IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Diagnóstico da Organização

O levantamento e o diagnóstico da empresa é realizado por meio de uma metodologia criada especialmente para identificar quais as condições capacitadoras a empresa já possui e quais ela necessita investir maior dedicação na busca de um ambiente criativo e inovador. Esta metodologia foi criada como base no referencial teórico dos autores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi. Para conhecer melhor esta metodologia e saber como se dá a sua aplicação, sugiro a leitura do artigo intitulado “O Indivíduo e o Ambiente Organizacional Favorável à Criação de Novos Conhecimentos”.

 

 

PALESTRAS E WORKSHOPS

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS – Palestras e Workshops

Temas:

  • Ambiente Favorável à Criação de Novos Conhecimentos – INOVAÇÃO.
  • Implantação de Mecanismos de Gestão do Conhecimento – EMPRESA QUE APRENDE.
  • Competências individuais por meio dos processos estratégicos – GESTÃO DE COMPETÊNCIAS.

 

GESTÃO DA SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES – Palestras e Workshops

“Temas”

  • Transtornos Mentais e o Impacto com as Novas Tecnologias de Informação.
  • Entendendo a Ansiedade no Mundo Corporativo.
  • Ética, Emoção e a Empatia versus a Inovação Organizacional.
  • Síndrome de Burnout e o Esgotamento Profissional.