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knowledge Management como estratégia de inovação

As empresas não conseguem estabelecer um domínio sobre o conhecimento tácito, mas podem usar mecanismos que norteiem e direcionem o conhecimento tácito coletivo para criação de novos conhecimentos. Artigo interessante para empresas que estão iniciando a sua caminhada no mundo da Gestão do Conhecimento. Jul./Ago. 2000.

Gerenciamento da informação como estratégia para a certificação

A organização da documentação da empresa é a base para se ter êxito na gestão do conhecimento. Buscar uma certificação requer que esta documentação esteja acessível, atualizada e aplicada em conformidade com os requisitos estabelecidos. Artigo escrito na era da ISO-9000, final da década de 90.

Criação de conhecimento – Um recurso ingerenciável

Gestão do Conhecimento, em alguns aspectos pode ser um recurso ingerenciável. Assim como o ser humano, que reúne características antagônicas, as empresas também são complexas. O grande desafio dos líderes é olhar para dentro do seu negócio e tentar descobrir caminhos próprios. Entrevista a Revista Meio e Mensagem: Julho de 2004

O conhecimento está na mente de cada um e na memória da empresa

Poucas organizações se preocupam em estabelecer mecanismos para deter os conhecimentos estratégicos que elas mesmas propiciam aos seus colaboradores. Como registrar conhecimentos, se temos dificuldade em verbalizar algo que está dentro de nós? Como registrar conhecimentos coletivos, se temos tanta dificuldade em trabalhar em grupo? Revista Decidir, jan. 1999.

Gestão do Conhecimento na Ponte S/A

A Ponte S.A., por meio de um modelo gerencial favorável à criatividade, mantém mecanismos que geram as conversões do conhecimento que estão presentes no dia-a-dia. A época, a Ponte S.A., mantinha modos de conversão de conhecimentos similares com os modos sugeridos por Nonaka e Takeuchi no livro. – Criação do Conhecimento nas Empresas. TCC do Curso de Especialização em Gestão do Conhecimento em 1998.

Gestão do conhecimento como estratégia para a competitividade

A crescente e rápida mudança na economia mundial tem exigido das empresas uma transformação urgente no seu comportamento, colocando a inovação contínua como condição básica e necessária à competitividade. Neste contexto, o indivíduo na empresa passa a agir sob efeito de novos paradigmas, sendo considerado um agente de mudanças, lançando mão de mecanismos cada vez mais aprimorados para o processamento de informações. Artigo escrito em 2001.

O Indivíduo e o ambiente organizacional favorável à criação de novos conhecimentos

A proposta deste estudo é apoiar as empresas na identificação das condições capacitadoras para se criar novos conhecimentos em seu ambiente organizacional. Busca saber quais condições, para se criar novos conhecimentos, precisam ser aperfeiçoadas.
Este artigo é oriundo do TCC apresentado na conclusão da graduação de Psicologia, foi apresentado no Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento – KM Brasil 2016 e publicado na revista Perspectiva em Gestão & Conhecimento – mar. 2017.