As Rodas de Conversas surgiram da ideia de reunir pessoas para conversarem sobre um determinado tema.  Tanto o público como o formato da reunião variam de acordo com o assunto a ser conversado.

Entende-se que o conhecimento é a base do desenvolvimento humano, assim a proposta é compartilhar conhecimentos de forma presencial, para que todos possam desenvolver o seu próprio conhecimento sobre o assunto. Normalmente estes encontros são regados  a um cafezinho.

 

Elisabeth Vargas participa de reuniões realizadas pelo grupo “Mentes em Ação” que surgiu por meio do trabalho de conscientização realizado pelo Programa Entrelaços. Esse grupo reúne, quizenalmente, familiares e portadores de transtornos mentais severos, para  trocarem experiências sobre a vida cotidiana, em especial, sobre os desafios enfrentados na convivência com as patologias afins.

Entrelaços é um Programa de Psicoeducação do Setor de Família do Instituto de Psiquiatria da UFRJ-IPUB, criado em 2011 com o objetivo de educar as famílias que convivem com portadores de transtornos mentais severos, como esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e transtorno bipolar, para que possam lidar melhor com a doença mental, reduzindo o estresse e a sobrecarga familiar.